A cozinha uruguaia é muito rica em proteína e gordura. Em geral o prato é composto por carne e por batatas (fritas, na maioria das vezes, mas com opção de assada ou natural/cozida). A carne é mal-passada por natureza pois os cortes são altos e a temperatura da parilla sela a carne por fora e mantém o suco da carne dentro, ou seja, da forma que acho que deve ser.
Para quem gosta de bem passado, peça sempre para o garçon abrir a carne ao meio, assim tem maiores chances de vir bem passado... não vou mentir que os garçons percebem que somos norteños quando se opta por bem passado. Mesmo as uruguaias comem naturalmente a carne mal passada.
Saladas são comuns e bem servidas. Tem bastante alface, rúcula, cebola, beterraba, cenoura e pimentão. Salada russa (maionese) também é bem comum.
Não vi feijão, mas dizem que tem restaurantes que fazem feijoada. Arroz é mais fácil de encontrar do que na Argentina, mas para uma semana, não fez falta alguma, talvez se ficasse um mês teria sentido falta.
Como alguns reputam a comida uruguaia como pesadíssima e forte, sendo extremamente pergiosa para a saúde, recomendo fortemente!